UCs e Postos Avançados em pauta na Mata Atlântica

Pauta da 215ª reunião ordinária do Comitê Estadual da Reserva da Bisofera da Mata Atlântica (CERBMA-RS) teve como pontos de destaque:
1) Nivelamento sobre o contexto político envolvendo o Parque Nacional da Lagoa do Peixe (Biólogo Fernando Weber – Chefe da Unidade de Conservação) e 2)Postos Avançados da RBMA no RS – renovação. 
No primeiro item, a presidente da MIRA-SERRA se disponibilizou a levar manifestação na próxima plenária do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
No item 2, ressalta-se que o Posto Avançado MIRA-SERRA, homologado em 2005, terá sua terceira avaliação, cujos pareceristas serão da PUC-RS e do CABM-RS. A presidente da ONG acompanhará a visita na RPPN MIRA-SERRA (São Francisco de Paula) visto que será parecerista do Posto Avançado Bosque de Canela. A visita aos PAs ocorrerá em agosto. Além disto, a MIRA-SERRA e IPHAE serão pareceristas do PA Quarta Colônia.
Na sequência da reunião, a representante da MIRA-SERRA expôs novos fatos em relação aos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, relativos à proposta de Geoparque. Informou,, também, que a ONG enviou novo ofício ao ICMBio, solicitando documentação que embasasse a tomada de decisões naquelas Unidades de Conservação de proteção integral. Adicionalmente, a representante do IPHAE, disse que o CERBMA já enviara o ofício resultante da última reunião do Grupo de Trabalho, formado em decorrência dos relatos da MIRA-SERRA e PUC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *