Frente Parlamentar em Defesa dos Animais

 

A MIRASERRA esteve presente no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais (nacional), com concomitante lançamento da Frente em Defesa dos Animais da ALERGS (Assembléia Legislativa do RS).

Segundo Paulo Odone, a adesão para compor a Frente na ALERGS foi rápida - ao contrário do que ocorreu em Brasília - e crê que em mais alguns dias, todos os deputados a apoiarão.

O plenarinho ficou cheio com a presença de protetores de animais, ONGs, deputados / vereadores e simpatizantes da causa.

A mesa contou com alguns parlamentares das esferas estadual e nacional, o prefeito Fortunati, o promotor Alexandre Saltz, a delegada (DEMA) Elisângela Reghelin, entre outras autoridades.

Os discursos estiveram voltados para os animais domésticos e de criação. A questão dos animais silvestres não foi especificamente citada, ficando num contexto mais abrangente do "meio ambiente", nas falas da delegada e do promotor.

Foram elencados os projetos que tramitam em relação ao tema nos parlamentos.

A delegada delegada Elisângela destacou a falta de peritos concursados para atuar no RS e que precisavam de peritos voluntários, sendo que a coordenadora-presidente da MIRASERRA se colocou à disposição para atuar como perita "ad hoc".

O prefeito da capital gaúcha apresentou dados que mostram que houve grandes avanços em pouco tempo, se comparado com o período em que nada foi feito.  Foi apresentado um vídeo sobre a SEDA, secretaria municipal dos dieritos dos animais. A SEDA faz castrações de animais, campanhas para a posse responsável, recuperação de equinos e cães bravios com destinação dos mesmos a ambientes salutares, etc. Fortunati concordou com os colegas de mesa em todos os aspectos abordados.

Para ler matéria da página da Assembléia Legislativa, clique AQUI.