SÃO FRANCISCO DE PAULA


Reunião com o prefeito Juarez Hampel, ocorreu no dia 22 de maio.

Na pauta, a coordenadora-presidente da MIRA-SERRA, biól. Lisiane Becker, apresentou projetos da entidade relacionados com o município, tais como o tombamento do trecho da Trilha dos Tropeiros que perpassa a RPPN MIRA-SERRA.

Lisiane destacou que o município possui uma biodiversidade inestimável, que deve ser considerada na geração de emprego e renda de modo sustentável, como por exemplo, o pagamento por serviços ambientais por desmatamento evitado e conservação de nascentes.

Entregou, ao prefeito, o Manual de Capacitação para Elaboração e Implementação dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), uma publicação da MIRA-SERRA. Lisiane reforçou a proposta de elaborar o PMMA gratuitamente para São Francisco de Paula.

Na continuidade, o PL 12/2015 - que trata do loteameto Alpes de São Francisco, foi questionado pela ONG. Após a argumentação, e na presença do vereador Assis Tadeu Barbosa Velho, ficou acertado que o PL terá suspensa sua tramitação na Câmara de Vereadores. A MIRA-SERRA deverá enviar documento na primeira semana de junho, apresentando suas considerações, para que sejam avaliadas pelo corpo técnico da prefeitura. A coordenadora-presidente da ONG salientou que, em função das atividades em Brasília, na semana seguinte, este prazo é suficiente.

Iniciada às14h, a reunião foi encerrada às 17h.

__________XXX__________

REUNIÃO NA SERRA ABORDA SISTEMA SALTO

A MIRASERRA foi convidada para participar da reunião de apresentação do projeto denominado "Desenvolvimento de método participativo para uso sustentável da água e das terras no entorno dos reservatórios de UHE´s da CEEE GT".

Segundo a arq. Bibiana Pinkoski, da Profil, a motivação para o projeto surgiu a partir da apresentação dos Planos de Uso elaborados para as áreas do entorno do Sistema Salto, que inclui os Reservatórios Blang, Canastra, Divisa e Salto.

Esta reuniãode apresentação do projeto à comunidade em São Francisco de Paula ocorreu no dia 22 de novembro, às 14h - tendo sido realizada no Auditório da Agência Regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente -SEMA- São Francisco de Paula.

O projeto apresentado visa o desenvolvimento e aplicação de métodos participativos para seleção de alternativas de uso sustentável da terra e da água que proporcionem geração de renda nas propriedades do entorno dos reservatórios do Sistema Salto, incluindo a avaliação sócioambiental das mesma.

O arq. Rogério Mongelos participou, representando a MIRASERRA e a RPPN. Deverá integrar o GT Recursos Hidricos, formado nesta reunião, pela preocupação que a MIRASERRA tem com a intervenção de empreendimentos hidroelétricos nos ecossistemas da Mata Atlântica.

Barragem Blang, em São Francisco de Paula, integra o Sistema salto