CONAMANotíciasPrincipais

ENCAMINHADA REPRESENTAÇÃO AO MPF

Protocolada Representação no Ministério Público Federal, para Dra. Fátima Borghio, referente ao ocorrido por ocasião da 59ª Reunião Extraordinária do Conama, com pedido de providências.
A representação é assinada por 26 instituições representativas da Sociedade Civil Brasileira. Retrata também a preocupação sobre a integridade do Conama, conforme está expresso na Manifestação protocolada no Conama e assinada por 175 organizações da sociedade civil de todo o país.
A representação foi articulada pelo PROAM – Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, eleito como representante na vaga nacional das Entidades Ambientalistas no Conama. Uma Mocão em Repúdio, também, foi emitida. Para a presidente do Instituto MIRA-SERRA, biól. Lisiane Becker, “O que ocorreu no Conama não encontra precedentes na instância máxima da política pública ambiental brasileira. Jamais se presenciou tamanho constrangimento incluindo agressões físicas aos conselheiros. O ordenamento consensuado das plenárias foi rasgado nesta reunião e faremos tudo para que este deplorável episódio seja um fato isolado na história do CONAMA!“ Até a última reunião do Conama, em 2018, os conselheiros podiam escolher onde se sentar (foto ao lado). E, até isto, em 2019 não foi facultado aos conselheiros (foto abaixo).