INSTITUTO MIRA-SERRA FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO PARA NÚCLEO DE EA DO SEU POSTO AVANÇADO DA RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA
O Instituto MIRA-SERRA firmou novo Termo de Cooperação, além do novo estabelecido como o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí e Promotoria Regional . Trata-se do Núcleo “Educação Ambiental” do Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica MIRA-SERRA.
O Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica MIRA-SERRA foi reconhecido em 2005, com sede na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN ) Mira-Serra, na encosta do planalto (vale do Rio Padilha) em São Francisco de Paula/RS.
São 17ha destinados para usufruto da biodiversidade (conservação) e para pesquisa (conhecimento científico e tradicional) nesta Unidade de Conservação, do sistema federal.
Aliás, os esforços do Instituto MIRA-SERRA (mantenedor) e da RPPN Mira-Serra (propriedade do Arq. Rogério Mongelos) resultaram na criação da Zona Núcleo da RBMA, cuja poligonal consta nos mapas de áreas protegidas (pág. 11 ).
O PARBMA MIRA-SERRA e outros 68 P.A. formam uma Rede abrangendo em 14 Estados.
Os Postos Avançados consolidam a implementação do programa MAB*/UNESCO em seu território, juntamente com os Comitês e Sub-Comitês Estaduais e seus projetos em campo. (*traduzindo da sigla em inglês: Homem e Biosfera).
Neste contexto, o PARBMA MIRA-SERRA tem buscado um espaço mais acessível para ações de educação ambiental, que o desenvolvimento sustentável. Eis que, há uns dois anos atrás, o Instituto MIRA-SERRA soube da existência do Terra do Sempre Reserva Ecológica e Pousada , na localidade de Roça Nova no vale do Rio Rolantinho de Areia (São Francisco de Paula/RS). Porém, foi neste dia 20 de maio de 2022, que uma parceria se concretizou para que a terceira função do PARBMA fosse!
O evento foi direcionado para poucos convidados e, apesar da previsão de chuva intensa e o período alusivo ao meio ambiente, somente três não compareceram!
No Terra do Sempre, assim como na RPPN Mira-Serra, os remanescentes de floresta praticamente intocada nos levam à uma viagem ao passado, centenas de anos, como aquelas árvores que presenciaram tantos danos à sua integridade. Certamente, se trata de uma experiência de imersão e reverência à natureza
Surpreendentemente o dia foi uma exceção nos dias chuvosos e, até um Beija-flor (possivelmente o Beija-flor-de-fronte-violeta/Thalurania glaucopis) surgiu, enquanto eram instalados os banners com trabalhos de pesquisa (realizados no município, pelo PARBMA MIRA-SERRA). Interessante o fato do Beija-flor representar a alegria, estando relacionado com retorno dos animais exterminados pelo homem branco (afugentamento do “caçador”). “Pode proporcionar a cura do contraditório mistério da dualidade que dilacera o ser humano.”
A implantação do Núcleo Educação Ambiental (NUCEA) do PARBMA MIRA-SERRA, após recepção, iniciou com uma palestra realizada pela coordenadora-presidente do Instituto MIRA-SERRA, bióloga Lisiane Becker (http://lattes.cnpq.br/1506074847681940). Foram abordadas as bases da RBMA, a particiação em colegiados e coletivos ambientais, o histórico de 21 anos de atuação do Instituto MIRA-SERRA e o da RPPN (criada em 1997) e os objetivos do NUCEA/ PARBMA MIRA-SERRA.
O NUCEA/PARBMA MIRA-SERRA já conta com alguns títulos de CDs, DVDs, publicações impressas, folders, banners com dados de pesquisa do PARBMA MIRA-SERRA no município, além de equipamentos. Atividades específicas, com grupos, serão realizadas sob agendamento, a partir de julho.
Banner contendo a essência do Instituto MIRA-SERRA (antigo “Projeto MIRA-SERRA), resultado do curso de capacitação em São Paulo para o qual a entidade foi selecionada.
Instituto MIRA-SERRA e Terra do Sem Entregaram publicações (sobre as áreas prioritárias para conservação e as de risco/APPs) como uma cortesia aos representantes do Comando Ambiental da Brigada Militar. Na oportunidade, o NUCEA está disposto à disposição, além da RPPNIRA-SERRA – cuja área está em estudo para servir aos treinamentos do CABM.
Seja com champanhe, refrigerante ou água mineral…
Encerramento da atividade, fechando a Semana da Mata Atlântica, ao anoitecer com chuva fraca. Perfeito!
COMANDO AMBIENTAL – Braço Verde da Brigada Militar divulgou em facebook.com/CABM-Comando-Ambiental-da-BMRS-103184178 121043/ e em www.instagram.com/ambientalbmrs/