QUAL O PAPEL DO COLEGIADO?

A Assembleia Geral do Conselho dos Parques Nacionais Serra Geral e Aparados da Serra (2/9), ocorrida na Casa do Turista/Cambará do Sul, foi repleta de situações questionáveis.

Entre elas, a publicação da atualização pontual do Plano de Manejo, no Diário Oficial da União – que, aliás, estava pautado como “devolutiva” do trabalho, ainda em curso, dentro do colegiado. Portanto, nem sequer uma minuta fora concluída e/ou apreciada em plenária do Conselho.

Houve, também, explanação sobre edital publicado no D.O.U. para estudo de viabilidade de concessão – que não constava como item de pauta, gerando confusão na interpretação do objetivo da apresentação.

Alguns conselheiros, como a titular e a suplente pelo Instituto MIRA-SERRA, manifestaram dúvidas e desagrado com a condução dos processos – que não garantiram a efetiva participação da sociedade civil, entre outros aspectos observados nas informações prestadas.

Pela densidade e pelo inusitado dos temas, os demais itens da convocação foram prejudicados e serão abordados em reunião prevista para outubro.